segunda-feira, abril 10, 2006

Consumidor é indenizado ao encontrar inseto dentro da manteiga

Uma cooperativa do ramo agropecuário, em Mato Grosso, foi condenada a pagar R$ 8 mil a um consumidor que encontrou um inseto dentro de um pote de manteiga de sabor alho. A quantia é referente à indenização por danos morais e deve sofrer correção monetária e juros moratórios. A decisão foi tomada pelo juiz titular do Juizado Especial Cível do Planalto, em Cuiabá, Yale Sabo Mendes.

O consumidor alegou que a manteiga foi adquirida para o preparo de "pão de alho" para sua família durante um churrasco. O inseto só foi percebido quando preparava a segunda rodada de pão e todos os presentes já haviam comido do produto. O adquirente reclamou ainda que a empresa não tomou nenhuma providência após a reclamação sob a alegação de que não poderia se expor pois iria fornecer leite para uma multinacional.

Segundo o juiz, a responsabilidade da empresa ficou provada no momento em que o supermercado que vendeu o produto recebeu a reclamação do consumidor e confirmou o ocorrido. "Provada a ofensa está demonstrado o dano moral", afirma Yale Mendes que acrescenta ainda que a responsabilidade pelos defeitos detectados nos produtos é exclusiva do produtor, não abarcando o estabelecimento de venda. "O Estatuto do Consumidor é expressamente claro quando afirma que o estabelecimento de venda é apenas intermediário na relação de compra e venda", pontua o magistrado.


Yale Mendes esclarece também que Inicialmente o consumidor havia pedido indenização no valor de R$ 12 mil, entretanto, o prejuízo moral deve ser ressarcido numa soma levando em consideração as posses do ofensor e situação pessoal do ofendido, a fim de não permitir ao consumidor o enriquecimento ilícito. (Fonte: TJ-MT)


Fonte: A Tribuna Mato Grosso
disponível em http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=5571 acesso em 10 de abril de 2006

Nenhum comentário: